Nossa percepção de mundo e evangelho

Sonhos

Que dia é hoje?

Agosto 2013
S T Q Q S S D
« Jul   Out »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

“Sonhar pra que?”

Dream_of_sea_by_remake23

 

Ao falarmos de sonhos, na maioria das vezes, trazemos a memória coisas irreais, coisas do imaginário, que só podem ser realizadas durante o sono, pois pertencem ao mundo do “faz de conta”: voar, saber o pensamento dos outros, brincar de balanço na lua, comer uma infinidade sem engordar, coisas do tipo. Assim, temos e criamos uma ideia que sonhos são coisas irreais e inalcançáveis. E essa é uma forma limitada de se entender ou pensar sobre os sonhos. E isso, é sem dúvida, uma boa notícia.

Digo boa notícia, pois dessa maneira, podemos entender o verdadeiro sentido da sabedoria popular de que “os sonhos nos mantém vivos”, e é verdade. Não vejo a possibilidade de avançarmos em nossa caminhada sem sonhos. Assim, percebo que os sonhos estão intimamente ligados à esperança de que alguma coisa pode acontecer para mudar nossa realidade.

Neste sentido quero trazer o texto de Provérbios:

Ao homem pertencem os planos do coração, mas do Senhor vem a resposta da língua.Todos os caminhos do homem lhe parecem puros, mas o Senhor avalia o espírito.Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e os seus planos serão bem-sucedidos. (Provérbios 16:1-3, NVI)

A primeira leitura pode parecer que temos que abandonar os nossos planos, ou sonhos. Fica parecendo que sonhar é coisa de pessoas que não tem fé ou intimidade com Deus. Na verdade o que o texto nos revela é que devemos sonhar, (percebo que isso dom de Deus compartilhado com os homens, pois o Nosso Deus também sonha – ver Isaias 55.8), porém devemos consagrar tudo ao Senhor.

É bastante esclarecedora outra versão para o mesmo texto de Provérbios:

Ao homem os projetos; ao Senhor a resposta. Aos olhos humanos são limpos todos os caminhos, mas é o Senhor quem pesa os corações. Expões tua ação ao Senhor e teus planos se realizarão. (Provérbios 16:1-3, TEB).

Fica bem claro que projetar, planejar… sonhar, são características humanas. Nós devemos sempre fazê-los. É parte da imagem de Deus em nós a capacidade criativa e a força de realização. Somos assim pessoas que agem em seu tempo e capazes de modificar sua história e realidade. Isso é corresponsabilidade, é graça. Deus compartilha seus sonhos e o Seu querer com seus filhos e filhas. Ele abre espaço para que realizemos com ele a realidade do Reino que já é em Cristo.

Neste sentido podemos afirmar que nossos sonhos devem partir de um equilíbrio e sensibilidade entre realidade-fé-esperança, ou seja, devemos sonhar de olhos abertos, pés no chão e cabeça nas nuvens. É nessa perspectiva que queremos sonhar com vocês.

Olhos abertos, pés no chão e cabeça nas nuvens.

Tagged as: , , , , , , ,

2 Respostas »

  1. Eu já tive muitos sonhos que ficaram no caminho. Parte deles, a grande parte, ficaram porque deveriam ficar. A outra pequena parte, ficou pois não ousei sonhar.
    Depois de muito tempo, casei-me e tive filhos e re-aprendi a sonhar. Os filhos estimulam os sonhos, mesmo que as vezes nos tirem o sono.
    Sonho com o tempo em que eles entenderão o que Deus tem de melhor para eles.
    Sonho com casa cheia de netos, mesmo que cheio aqui, represente dois ou três.
    Se filhos estimulam sonhos, netos estimulam sonhos dos sonhos. Algo como sonho ao quadrado, mesmo que eu nem goste muito de matemática, nesse caso vale a fórmula.
    Sonho com os netos me perguntando sobre:
    as minhas aventuras,
    as minhas peraltices,
    as minhas alegrias,
    as minhas tristezas,
    as minhas forças
    e as minhas fraquezas.
    Sobretudo, sonho com dias em que eles poderão sonhar seus próprios sonhos, mesmo que nesse dia eu já não sonhe mais. Quando eu não sonhar mais, é porque estarei vivendo a realidade do céu, que já foi preparado desde a fundação do mundo.

    Obrigado Deivis, por me fazer lembrar que é importante sonhar.

    • Sonho…
      Sonho…
      Sonho…
      Sonho por poder passar a noite em claro ouvindo o choro do meu-minha filho-filha.
      Será o melhor som ouvido.
      Será a melhor noite vivida.
      Será a materialização de um sonho.

      Sonho…

Deixe uma Resposta

Postagens Radicias

Indico Mesmo





