Nossa percepção de mundo e evangelho

#OQueTeMove?

Que dia é hoje?

Abril 2013
S T Q Q S S D
« Mar   Maio »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

dunamiiiiis

 

Quem de nós não brincou de estátua? Isso, aquela brincadeira em que todos ficam pulando e dançando até o mestre gritar: Estátua! Neste ponto todos ficam parados, tipo estátua, e assim as pessoas vão sendo eliminadas quando se mechem. Um a um os participantes vão sendo eliminados até ficarem dois ou três dos mais resistentes. Estes, certamente serão torturados com caretas e cosquinhas para saírem da posição de estátua e assim, serem eliminados da brincadeira até restar um, o vencedor.

Parece simples essa brincadeira, mas o grande desafio está em ser estátua. Alcançar este estado de imobilidade nos incomoda absurdamente. Por isso, a imobilidade e a não possibilidade de interagir é tão desafiador. Para a estátua não, pois para a ela, o não movimento é indivisível do seu ser, ou seja, ser imóvel é o ser estátua. Onde então está a dificuldade? A gente se move.

Somos seres dinâmicos. Fomos criados para isso: movimento e relacionamento. Sem isso deixamos de ser. Na verdade é fato que quanto menos nos movemos mais próximos estamos do fim. Percebes agora a dificuldade de ser uma “estátua campeã” nesta simples brincadeira?

O mais interessante, porém, é que mesmo sendo criados para o movimento e para o relacionamento (podemos usar a fórmula mover-se para/pelo outro) tendemos ao “não mover”. Gostamos, ou fazemos por auto sabotagem, de ficar parados. É fácil perceber que preferimos uma “posição fixa”, a imobilidade, desde que está nos cause certa percepção de conforto. Ou seja, queremos parar mesmo sendo feitos para movimento.

Todos nós já ouvimos e assumimos posturas como: “o outro vai fazer”, “o próximo resolve isso”, “se não me atinge não tem problema”… E assim vamos passando pelo mundo… Querendo viver parado mesmo sabendo que a vida é dinâmica.

Chegamos então a um ponto em que percebemos a importância do movimento e do relacionamento para manutenção do nosso ser. Precisamos então olhar para nós mesmos e sair do “estado estátua” e, entrar novamente em movimento, percebendo assim a nós mesmo e os outros.

Resgatando o dinamismo

Como retornar então ao movimento? Quero propor a leitura de Atos 1.6-8:

Então os que estavam reunidos lhe perguntaram: “Senhor, é neste tempo que vais restaurar o reino a Israel?” Ele lhes respondeu: “Não lhes compete saber os tempos ou as datas que o Pai estabeleceu pela sua própria autoridade. Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra”.

 

Quero destacar no texto alguns aspectos. Quando Jesus dá a nós a promessa do Espírito Santo, Ele nos concede sua própria capacidade dinâmica. Esse “poder” no texto, é do grego “dunamis” ,“αλλα ληψεσθε δυναμιν” (Atos 1.8),  ou seja, somos chamados e capacitados ao movimento. Temos novamente então a capacidade de voltar ao movimento.

Note ainda que ao receber o poder do Espírito, iniciamos o andar pelos povos. Vamos em direção a homens e mulheres pelo mundo: pessoas reais, com necessidades e desafios reais. Assim temos a oportunidade de compartilhar com elas nossas vidas e, desta maneira, sinalizamos o Reino de Deus. Isso é testemunho: relacionamento com pessoas que no caminho vão percebendo o agir de Deus em nós e no mundo através de Sua graça.

Claro que cada um de nós é impulsionado para uma direção. Alguns de nós iremos trabalhar em hospitais, outros com drogados. Talvez você sofra profundamente por perceber a fome de alguém, enquanto outros se identificam com causa políticas. Provavelmente conheçamos alguns que se dedicam em aulas. Em fim, são diversos “movimentos” trazidos aos nossos corações. Nisto percebemos a multiforme graça de Deus, que enquanto igreja, ele nos envia em missão a todos, porém capacitando-nos na diversidade para a complementaridade. Por isso, aqui podemos perguntar.

#OQueTeMove?

            É parte novamente do nosso ser o dinamismo. Pelo poder do Espírito Santo somos impulsionados ao movimento e relacionamento. Neste mover e relacionar temos contato com gente, e  percebemos que a necessidade do outro se parece com nossas limitações, entendemos que juntos podemos lutar por uma nova realidade que já está garantida pela ressurreição de Jesus. Ouvimos o mundo e seus anseios. Percebemos perguntas que antes não ouvíamos, pois estávamos completamente “estátuas” e não nos importava o outro. Agora é diferente.

Pelo habitar do Espírito Santo em nós, o amor torna-se a nossa forma de movimento e o serviço nossa maneira de relacionamento.

Por isso certamente há uma chama que continuamente arde em seu coração, pois no encontro com Cristo ressurreto, temos a mesma experiência daqueles no caminho de Emaús, “não estava queimando o nosso coração, enquanto ele nos falava no caminho?” (Lucas 24.32). “No caminho” é que percebemos nosso coração queimar. No contato com Cristo, que caminha com a gente, que vamos ao outro. Neste encontro sentimos nosso coração queimar. Neste “poder dinâmico” percebemos a necessidade do outro.

#Mova-se

Relembre aquilo que te incomoda. Uma situação que quando você presencia tira você totalmente dos eixos, da zona de conforto. Aquilo que realmente faz você se mover. Talvez seja algo que até então era imperceptível a seus pares. Certamente Cristo o esta ampliando nossa capacidade de ver, ouvir e a entender um clamor. E a fonte deste clamor é onde Ele quer se fazer mover em sua vida. Sinta novamente seu coração arde. Isto é vida, mover dinâmico do Espírito Santo em você. Coloque-se novamente em movimento.

Anúncios

Tagged as: , , , , , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Postagens Radicias

Indico Mesmo





%d bloggers like this: