Nossa percepção de mundo e evangelho

Despertando Mentes

Que dia é hoje?

Janeiro 2013
S T Q Q S S D
« Dez   Fev »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

realidade_aumentada

Como construir uma geração de novas mentes sem confrontá-los com conhecimento?

Existe no mais profundo deste questionamento um problema, uma solução e um desafio.

Confesso que esta pergunta tem sacudido minhas leituras, reflexões, conversas, devocionais, diálogos, em fim, minha forma de ver, perceber e andar no mundo.

Há uma necessidade urgente e inadiável em nosso tempo: restauração da mente crítica e inovadora da juventude. Na verdade percebo que seria um resgate, pois essa característica é intrínseca dos jovens. E como reacender essa chama? Conhecimento.

 Mentes críticas, comprometidas com a realidade de suas comunidades e dispostas a propor uma nova forma de ser e fazer sociedade, só nascem deste encontro: realidade e conhecimento. É desta combinação singular que surgem as grandes pessoas.

No conhecimento, percebemos o nosso passado, revemos o que foi feito e entendemos nossa história e momento. Isso se consegue na vida, nas histórias, nos textos, nas canções. Na encarnação da vida do outro, na percepção da realidade e das injustiças que se apresentam em diversas frentes, questionamos o presente, avaliamos o passado, e movidos pela gratuidade de Deus, lutamos pelo futuro que nos espera a frente, proposto e sustentado pelo Deus que sustenta a história.

Tenho mergulhado nesta visão. Os mais próximos de mim, minha adora Elaine, minha mãe Luíza, meus amigos de caminhada cristã, percebem isso. Estou a mais de quatro anos imerso em um processo de estudos e leituras, me dedicando ao conhecimento. Durante essa caminhada percebi a necessidade de encarnar a vida da comunidade para que haja relevância da vida, na vida e para a vida.

Por isso, quero desafiar aos amigos, que como eu, tivemos ou temos a oportunidade de absorver e gerar conhecimento. De frequentar as fileiras acadêmicas, ler diversas obrar, produzir resenhas e ensaios e não nos limitarmos a somente isso.

 Urge a necessidade de envolver os dois: conhecimento e realidade. E para mudar a realidade devemos confrontá-la com conhecimento. Essa é o desafio, nosso. Devemos despertar as mentes de nossos jovens nesse exercício. Para isso acho fundamental a leitura e o acesso a livros. Não somente a leitura, mais o debate.

Neste debate, há o confronto. Há a dor da mente que antes adormecida, agora tem que abrir os olho ao sair da escuridão. Há a angústia de perceber dormência e de sentir o formigamento de partes antes inatingíveis. Isso é a circulação da vida plena que renasce em nós. É o reavivamento da esperança.

Assim, dediquemos energia e tempo (na verdade deve ser uma dedicação de vida) em promover estes encontros. Que possamos doar nossos livros, lê-los em voz alta nos lugares públicos. Contar histórias. Que possamos lançar sementes. Não doe somente livros que você não leu, ou os que leu e não gostou. Claro, estes podem fazer diferença para muitos. Doe aqueles que marcaram sua vida. Estes que ainda fazem eco na sua mente são os que mais resgataram mentes. Compre mais de um exemplar. Convide alguém para ler com você.

Somos nós que devemos começar este processo. Faça parte.

Anúncios

Tagged as: , , , , , , ,

1 Response »

  1. Temos mesmo, querido amigo, que sair desta inércia, desta pacífica aceitação do que é imposto. A juventude desfruta confortavelmente toda a herança entregue, sem questionar, contra argumentar, reivindicar, simplesmente não aceitar. Vivemos como se não houvesse nada mais de novo para se criar. É preciso conhecer o potencial que este grupo possui e deixá-lo agir.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Postagens Radicias

Indico Mesmo





%d bloggers like this: