Nossa percepção de mundo e evangelho

Verdadeira Maturidade

Que dia é hoje?

Outubro 2012
S T Q Q S S D
« Ago   Nov »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  

 

Qual de nós não deseja ser independente? Acho que todos almejam esse status. Querem ser vistos como homens e mulheres que tenham a capacidade de manter e decidir sua própria vida. Porém, será que esse seria o estágio de maturidade do indivíduo?

Essa é a pergunta que tem feito eco em minha mente nos últimos meses. Em meio a uma sociedade cada vez mais fragmentada e competitiva, o que temos visto são grupos se “canibalizando” em nome desse falso sucesso e dessa pretensa independência. Vemos homens e mulheres, quase que “zumbificado”, sendo levadas a viver em situações de extremo estresse e competitividade, muitas vezes impelidos pelo Sistema que é brutal e assassino, a simplesmente anular ou aniquilar seu concorrente direto, pois, a existência do mesmo, pode abalar minha independência. Mais isso é a maturidade?

Percebo que essa “loucura” por se denominar independente faz parte do processo do desenvolvimento da pessoa, porém não é estágio de maturidade.

Todos nós nascemos totalmente dependentes de alguém. Tínhamos que ter nossas necessidades, todas elas, atendidas pela nossa mãe e por nosso pai, e claro, todos os outros familiares. Em determinado momento da vida, vamos aos poucos se tornando pessoas independentes, com a capacidade de entender suas limitações, interpretar as suas necessidades e de buscar formas de suprir as mesmas. Esse é um processo fundamental. Porém achar que a independência é a maturidade plena é um retrocesso.

Precisamos urgentemente assumir nossa condição de dependentes do outro. Nesse caminho de vida, percebemos que a maturidade se encontra na interdependência. Isso mesmo. Só somos completamente maduros quando assumimos que dependemos do outro para sustentar a vida. Se não percebemos isso estaremos caminhando a passos largos para nosso próprio fim, pois não há pessoa autossuficiente. Abandonemos essa postura de canibal e vamos caminhar juntos.

Anúncios

Tagged as: , , , , , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Postagens Radicias

Indico Mesmo





%d bloggers like this: