Nossa percepção de mundo e evangelho

A tolerância viabiliza a vida

Que dia é hoje?

Outubro 2012
S T Q Q S S D
« Ago   Nov »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  

 

Como viver em sociedade se o outro sempre será diferente de mim? Esse talvez seja o grande desafio de se viver em comunidade, entender e tolerar o outro. Desde os primórdios dos tempos temos choques de opinião, ideologias e interesses, que, se não enfrentados como problema social, evoluem para esferas crescentes de intolerância, que podem ir desde pequenas discussões localizadas, seu vizinho ou colega de trabalho, e até culminar em grandes conflitos mundiais. Faz-se necessário então entender um pouco mais desse processo de intolerância.

É certo que, como já mencionado, a intolerância acompanha a história da humanidade. Porém nos últimos tempos, com o predomínio do novo conceito pós-moderno em nossa sociedade, vemos uma significativa expansão da postura individualista. Dessa forma, se a opinião do outro, mesmo que mais coerente, for de encontro aos interesses de determinado grupo ou pessoa, essa deverá ser prontamente anulada. Essa pode ser a forma mais comum de intolerância, porém é a mais cruel, pois pretende aniquilar a existência do outro e alimenta todo um sistema de privação de direitos.

Entretanto podemos mudar a direção dessa jornada. E não há outra maneira mais eficiente do que o diálogo e percepção do valor do outro (entendamos esse outro como sendo desde a pessoa, passando por uma comunidade até chegar uma sociedade). Quando paramos para escutar o outro, em suas particularidades, necessidades e desafios certamente entenderão seus posicionamentos. Neste diálogo, sem pretensão de impor a minha realidade ou ideologia, certamente conseguir-se-á um amadurecimento mútuo e uma preservação das individualidades.

Em vista disso, podemos perceber que há um caminho a ser percorrido. E só poderemos fazê-lo juntos. Somando nossa pluralidade certamente multiplicaremos nossas potencializaremos. Isso só é possível em uma sociedade que tenha como princípio a tolerância. Essa tolerância, para ser possível precisa perceber o outro e respeitá-lo, mesmo que suas opiniões venham a ser divergentes. Lutar pelo direito do outro falar e ser ouvido faz nossa sociedade atingir a grandeza e a maturidade almejada no mais profundo interior de nossa existência.

Anúncios

Tagged as: , , , , , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Postagens Radicias

Indico Mesmo





%d bloggers like this: