Nossa percepção de mundo e evangelho

Relacionamento e Confiança – Pastores Semelhantes a Jesus

Que dia é hoje?

Junho 2012
S T Q Q S S D
« Maio   Jul »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  

“Eu lhes asseguro que aquele que não entra no aprisco das ovelhas pela porta, mas sobe por outro lugar, é ladrão e assaltante. Aquele que entra pela porta é o pastor das ovelhas.
O porteiro abre-lhe a porta, e as ovelhas ouvem a sua voz. Ele chama as suas ovelhas pelo nome e as leva para fora. Depois de conduzir para fora todas as suas ovelhas, vai adiante delas, e estas o seguem, porque conhecem a sua voz. Mas nunca seguirão um estranho; na verdade, fugirão dele, porque não reconhecem a voz de estranhos”.
João 10:1-5

“Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas.
O assalariado não é o pastor a quem as ovelhas pertencem. Assim, quando vê que o lobo vem, abandona as ovelhas e foge. Então o lobo ataca o rebanho e o dispersa.
Ele foge porque é assalariado e não se importa com as ovelhas.
“Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas; e elas me conhecem;
assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai; e dou a minha vida pelas ovelhas.
Tenho outras ovelhas que não são deste aprisco. É necessário que eu as conduza também. Elas ouvirão a minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor.
João 10:11-16

A figura do relacionamento entre pastor e ovelha é muito forte nos tempos do Israel antigo. Podemos perceber comparações, profecias, salmos e muitos outros textos e histórias que se apropriaram dessa forte característica do povo.

Acho essa mesma imagem de relacionamento do pastor e ovelha muito significativa para ser trabalhado nessa data de hoje: Dia do pastor. Louvamos a Deus, pois em Cristo temos o modelo pastoral e ser seguido. E é olhando para o modelo que é Jesus, que iremos olhar o texto de João já lido acima.

O que mais me ardeu o coração nessa leitura foi o aspecto do relacionamento entre o pastor e ovelha, assim como Cristo conhece o Pai. Esse contato tão próximo tocou-me profundamente. É essa intimidade de se conhecer a voz do pastor quando esse chega pela manhã ao abrigo que me impulsionou.

Para que eu ovelha, perceba e consiga identificar a voz do meu pastor, faz-se necessário confiança. E claro, confiança não se ganha de uma hora para a outra, é com o tempo, logo, faz-se indispensável relacionamento. Ou seja, deve-se haver uma proximidade entre ovelha e pastor. Para que essa confiança surja, e com ela, as ovelhas reconheçam a voz do pastor, destaquei alguns aspectos que achei fundamentais.

Esse relacionamento só se tornará forte quando o pastor suprir algumas deficiências de seu rebanho. O pastor deverá então, guiá-las, nutri-las e protegê-las.

GUIÁ-LAS. Essa é uma etapa crucial. Como o texto destaca, é parte fundamental do processo. A retirada das ovelhas do abrigo depende da condução do pastor. A nutrição depende igualmente. Ovelhas não guiadas são ovelhas completamente expostas a todos os males do campo. Podem facilmente perder a vida.

NUTRI-LAS. Cabe ao pastor conduzir seu rebanho para bons pastos. E não pode ser um pasto qualquer. Ovelhas, não conseguem perceber diferença entre ervas que podem lhe causar dano e bom capim. Ela simplesmente come. Logo, se o pasto não for de qualidade, pode trazer sérias consequências para muitas ovelhas.

PROTEGÊ-LAS. As ovelhas são animais lentos, fracos e com praticamente zero de defesa, ou seja, alvos fáceis para predadores. Na verdade, as ovelhas ficam desesperadas ao perceberem que estão sendo vigiados por lobos e outras feras do campo. Até as moscas, podem se tornar um meio de ver as ovelhas completamente perturbadas. Cabe ao pastor essa proteção.

Da mesma maneira dá-se na igreja. Quando Deus vocaciona homens e mulheres para o pastoreio de Seu rebanho, Ele deseja igual dedicação e entrega daqueles que Ele mesmo chamou e capacitou. Pastores e pastoras devem GUIAR – no caminho da verdade e que conduz ao verdadeiro Evangelho de Boas Novas do Reino, caminho esse que nos leva a Deus – NUTRIR – não afastando de seu rebanho a pregação da Palavra e do anúncio das verdade do Evangelho – e PROTEGER – dos ataques de Satanás e dos falsos profetas, as ovelhas do rebanho que Cristo, o bom pastor, os confiou.

Quando esse relacionamento é estabelecido à ovelha confia em seu pastor/pastora. Logo, relacionamento gera confiança. Porém, de nada adianta se a ovelha não aprende a ouvir a voz do pastor/pastora.

DAÍ CABE NOSSA REFLEXÃO ENQUANTO OVELHAS: temos ouvido a voz do nosso pastor? Não falo isso querendo trazer para nossas vidas uma visão “ditatorial pastoral”, haja vista que fornecemos pistas de um pastor que tem Jesus como seu modelo pastoral.

Se você enquanto ovelha sente-se sem alimento, sem direção ou desprotegida, cabe uma análise: Sou eu quem não estou escutando a voz do meu pastor, ou estou num rebanho onde – como diz a palavra lida em João – estou sendo guiado por mercenário (veja também Ezequiel 34).

Para que possamos ser guiados, nutridos e protegidos faz-se indispensável que como ovelhas do Senhor, estejamos sendo cuidados por um pastor. Precisamos aprender a ouvir sua voz, para que não nos percamos pelo caminho. Temos, no chamado pastoral, homens e mulheres que dedicam suas vidas ao cuidado do rebanho do Senhor, e estes são instrumento de Deus para que possamos chegar ao lugar, onde estaremos eternamente com o Bom Pastor, Jesus Cristo.

Tagged as: , , , , , , ,

2 Respostas »

    • Obrigado mesmo por prestigiar nosso blog.
      Todos os artigos podem ser usados para abençoar outras pessoas. Esse é o objetivo de compartilhar nossos textos no blog, abençoar e juntos pensarmos uma igreja relevante.

      Parabéns Felipe.
      Que Deus continue sustentando sua vida e ministério.

      Abraços e até a próxima.

Deixe uma Resposta

Postagens Radicias

Indico Mesmo





