Nossa percepção de mundo e evangelho

Tinham tudo em comum

Que dia é hoje?

Maio 2012
S T Q Q S S D
« Abr   Jun »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

“Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos e à comunhão, ao partir do pão e às orações. Todos estavam cheios de temor, e muitas maravilhas e sinais eram feitos pelos apóstolos. Todos os que criam mantinham-se unidos e tinham tudo em comum. Vendendo suas propriedades e bens, distribuíam a cada um conforme a sua necessidade. Todos os dias continuavam a reunir-se no pátio do templo. Partiam o pão em suas casas, e juntos participavam das refeições, com alegria e sinceridade de coração, louvando a Deus e tendo a simpatia de todo o povo. E o Senhor lhes acrescentava todos os dias os que iam sendo salvos”.

Atos 2:42-47

Esse texto tem sido desde o início da caminhada cristã, modelo e desafio de um estilo de vida que vai contra o Sistema. Não há como ignorar a profundidade do que diz esse texto. Podemos aplicar, hoje mais do que nunca, diversas realidades da igreja do primeiro século para nossos dias.

Porém, quero destacar o “tinham tudo em comum”. Como assim? Tudo?

A realidade de hoje, pós-moderna, como diria BAUMAN, “mundo líquido”, onde o pensamento se foca na “minha necessidade” e “meu desejo”, ou seja, o mundo gira ao redor do meu umbigo. Nessa realidade, ter um modo de vida do “tudo em comum” é quase uma afronta a minha privacidade/particularidade. Hoje nosso modo capitalista de acúmulo de recursos e bens de consumo faz de cada um seja escravo do sistema de mercado. Se você não comprar ou consumir determinada marca, estará excluído da atualidade.

Logo, a comunidade cristã do primeiro século, nos da um contra ponto disso tudo: “Tinham tudo em comum”. Eles compartilhavam entre si alimentos de tal forma que não havia entre eles necessitados. A comunhão era visível a todos os da sociedade, tanto que eles tinham simpatia do povo. Porém ao ver essa descrição, podemos nos perguntar: Como isso é possível?

A igreja primitiva estava vivendo na certeza da ressurreição e da volta de Cristo. Essa é a mensagem que trazia vida e esperança para os primeiros cristãos. A mensagem do Evangelho é uma mensagem que nos impulsiona para uma vida desprendida dos sistemas deste mundo. A mensagem do Evangelho é a que nos faz perceber a necessidade do outro e a compartilhar aquilo que é meu, para que entre nós não haja necessitados. A mensagem do Evangelho é a de boas novas, que é o Reino de justiça e paz entre os homens. E esse Reino é possível ser vivenciado hoje, pois o Cristo ressurreto, habita entre nós por meio do Seu Espírito Santo.

Hoje, podemos olhar para os primeiros cristãos e fazer uma crítica aos nossos passos como cristãos. Provavelmente, essa crítica era denunciar muitos de nossos procedimentos, de nossos erros e de como temos andando longe de ter, como nossos irmãos do primeiro século, “Tinham tudo em comum”. Para isso, não precisamos ir muito longe. Pense nos louvores que cantamos em nossas congregações. Quantos deles falam para a comunidade? Estamos, somos, são palavras quase em extinção em nossas igrejas. Falamos sim: “eu quero”, “meu milagre”, “minha benção”, porém não nos preocupamos com a realidade do irmão que está ao nosso lado.

Minha oração, é que a cada dia, possamos olhar para mensagem do Evangelho de Cristo, que é boas novas de salvação para todo homem e mulher, e crendo na ressurreição e na Sua parúsia, possamos ter nossas vidas direcionadas a viver de forma a servir e a atender a necessidade do outro, até que, em nosso meio, não haja necessitado. Seja de roupa, comida ou de atenção, que possamos atender e atingir o homem e mulher por inteiro, integralmente, até ao ponto de quando olharem para nossa igreja, para o nosso testemunho, possamos atingir o ouvir a mesma fala: Tinham tudo em comum (…) tendo a simpatia de todo o povo”.

Anúncios

Tagged as: , , , , , , , , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Postagens Radicias

Indico Mesmo





%d bloggers like this: