Nossa percepção de mundo e evangelho

Que país é esse?

Que dia é hoje?

Setembro 2011
S T Q Q S S D
« Ago   Out »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

QUE PAÍS É ESSE? Pergunta eternizada na composição de Renato Russo, vocalista da iconográfica banda Legião Urbana, fez hoje parte do repertório do Capital Inicial na apresentação no Rock In Rio. Enquanto ouvia (pela TV) a música com a galera alucinada pelo refrão me veio outra questão.

O QUE EU TENHO FEITO POR ESSE PAÍS?

               

                ESSA É A GRANDE PERGUNTA. Não estou com isso querendo diminuir a crítica do autor. Na verdade concordo com ela. Na verdade reafirmo toda ela (e acrescento, tenho essa música na minha “playlist” no mp3 dentro do carro). Vejo até a crítica dessa música como quase “profética” (profecia, em sua origem é denunciar as injustiças do tempo presente), pois várias injustiças de nossos dias são expostas de maneira clara na letra. Sinceramente, sinto falta dessa disposição em nós, isso mesmo, em cada um de nós (igreja), que aceitamos o chamado de Cristo para sermos aqueles que falam, se posicionam contra as injustiças praticadas em nosso tempo e as denunciamos. Porém não podemos parar por aí. Devemos nos fazer a pergunta correta.

 

O QUE EU TENHO FEITO POR ESSE PAÍS? Esse é o grande “X” da questão. Esse é o desafio que Jesus nos apresentou. Jesus, enquanto caminhou por Jerusalém, não somente perguntou: “que Jerusalém é essa?” Ele foi de encontro do excluído, do oprimido, do necessitado. Ele mudou a história. Ele pegou toda a crítica externa que poderíamos fazer, e colocou a responsabilidade de fazer dentro de nossos corações.

 

                EM JESUS VEMOS QUE NÃO BASTA FALAR, TEMOS QUE SE ENVOLVER.  Isso mesmo, Jesus, não ficou parado vendo as injustiças, ficando assustado com o que acontecia no Mundo. Não, ele desceu dos Céus, habitou entre nós. Isso é o mais puro amor de Deus revelado por nós. O próprio Deus encarnou nossos problemas, nossas dificuldades, nossas aflições, dores… Ele veio para estabelecer o Seu Reino, o Reino onde todos (homens e mulheres, velhos e crianças, fracos e fortes) são iguais aos olhos do Pai. E pela Sua graça nos restaurou para Seu Reino e nos fez seus servos. Nessa condição de servos, somos anunciadores do Reino de Deus, que é justiça e paz para todos. Por isso nosso chamado é para o já.

 

                NÃO PODEMOS NOS ACOMODAR. Essa é a grande diferença. Temos que, não nos satisfazer em perguntar “QUE  País é esse? Devemos, em nome de Cristo, perguntar: O QUE EU TENHO FEITO POR ESSE PAÍS? E agir.

 

Minha oração, é que em cada um de nós, seja tirado da dormência . Que possamos não somente falar de nosso governo, da nossa rua, essas coisas que fazemos. Mas que ao invés disso possamos denunciar e fazer. Que em nosso caminhar possamos demonstrar a justiça e lutar pelos oprimidos.

 

Tagged as: , , , , ,

Deixe uma Resposta

Postagens Radicias

Indico Mesmo





