Nossa percepção de mundo e evangelho

Amigos: descobri a Alegria! (introdução)

Que dia é hoje?

Junho 2011
S T Q Q S S D
« Maio   Jul »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  

Antes de falarmos para os outros sobre alegria devemos entender o que é alegria. Para isso vem uma listinha de perguntas indispensáveis logo a baixo:

– O que é alegria?

– De onde vem a alegria?

Então? Sabe responder essas perguntas? Sabe mesmo? Então leia para ver se nossas temos o mesmo conceito e se você concorda com as minhas observações e defesa sobre o que vamos falar.

Primeiro conceito e o mais importante e que alegria é um estado contínuo de espírito. Ou seja, é algo que vem de dentro para fora (algo que nos é concedido), não de fora para dentro. Alegria sempre nascerá em nosso interior independente de como pode estar nosso momento ou dia. Estaremos com nossa alma alegre. Logo felicidade é momento, algo que em um determinado instante ou evento nos trará grande satisfação e prazer, mas passará. Sei que esse conceito acima pode trazer algumas dúvidas, porém com a próxima resposta as coisas se esclareceram.

De onde vem a alegria? Muitos acham que alegria vem de ganhar presente, receber um telefonema ou um recado no facebook. Outros acham que alegria vem de uma noitada “daquelas” com muita cerveja, ices e redbull (para alguns não pode faltar drogas mais pesadas) e para terminar perfeitamente tem que acabar em um motel com sexo casual. Claro tem a galera que acha que a alegria está ligada a poder, dinheiro e coisas do gênero. Mais isso tudo é somente felicidade. Coisa de momento. Igual fumaça, nem bem se forma se esvanece. Percebesse que normalmente quem acha que a vida é só isso sempre voltam para essas mesmas coisas tentando buscar novas “doses” de felicidades e nunca se completam, querendo sempre mais e mais, tornando essas coisas um ciclo vicioso sem fim. Então de onde vem a alegria? Para ser alegria tem que ser inesgotável e capaz de satisfazer todas as suas necessidades e anseios. Concorda? Você pode estar se perguntando: Isso é possível? Claro que é.

Para isso vejamos o seguinte texto:

“Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei”.

                O texto de Gálatas 5.22,23 nos apresenta a seqüência “amor, alegria e paz” não de forma aleatória. Tem um motivo nesta seqüência para nossas vidas. Alegria e paz são subprodutos do amor. E sendo assim não podem ser buscadas separadamente. Logo, alegria e paz nos são concedidas não quando as buscamos, mas quando buscamos a Ele e aos outros em amor. Logo vemos claramente que só é possível quando entregamos nossas vidas para Jesus e vivemos na certeza de seu amor, e esse amor que está em nós pode ser manifestado aos outros através de servir. Isso servir a Deus e aos nossos semelhantes. Somente assim conseguimos alegria e paz.

Agora que discutimos rapidamente o que é alegria e que a tão buscada alegria só é possível em Jesus, podemos propor que falemos do chamado de Deus para falarmos aos nossos amigos da alegria que habita em nós: Jesus Cristo Nosso Senhor.

Já de início, temos um alerta. Se você achava que falar de alegria era contar piadas ou participar de joguinhos indecentes, ver vídeos impróprios na internet ou participar das badaladas festas dos seus amigos, tenho que te informar que você está longe de falar de alegria. Está na verdade buscando felicidade momentânea e infelizmente está longe de Cristo. Logo para falarmos de alegria, que só vem de Cristo, precisamos viver em Cristo, ou seja, é necessário mortificar nossa carne até que só haja em nós Cristo, e assim podermos refletir Sua luz ao mundo e fazer diferença onde estivermos (assim como o sal). De outra forma, não será possível testificar (falar) de alegria. Leia Mateus 5.13-16 abaixo:

“ Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; Nem se acende a candeia e se coloca debaixo da mesa, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus”.

Logo, percebe-se que se Cristo habita em nós faremos diferença aonde chegarmos. Seremos logo notados como sendo diferentes. É assim que tem que ser. Se no seu colégio, faculdades, cursinho, futebol em todas as outras situações possíveis, seus amigos não fazem a menor idéia que você é cristão, ou quando você fala que é as pessoas duvidam de você. Não será possível testificar de Cristo.

Só é possível apresentar esse fruto do Espírito estando em Cristo. Sendo semelhante a Ele. Esse é o propósito de Deus para cada um de nós, pois “somos transformados de glória em glória, na Sua própria imagem” II Co 3.18.

Outra questão que só é possível demonstrar essa alegria quando amamos. Lembre-se que a seqüência é “amor, alegria, paz”. Logo a alegria só se manifesta em nós como conseqüência do amor de Cristo em nós. Quando amamos aos nossos amigos e inimigos de igual forma, sem visar algo em troca. Quando servimos aos nossos, abrindo mão de nossas próprias necessidades e prioridades em favor dos outros, não com interesse de que Deus esteja vendo isso e achando assim que nós somos “bonzinhos” e que assim merecemos ser abençoados, mas fazemos isso para que o Reino de Deus esteja próximo de nós com sua justiça e amor, dessa forma estaremos verdadeiramente refletindo Cristo, amando e demonstrando a muitos o amor e a alegria que o mundo tanto busca e não sabe onde encontrar.

Anúncios

Tagged as: , , , , , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Postagens Radicias

Indico Mesmo





%d bloggers like this: