Nossa percepção de mundo e evangelho

Redes Sociais: Ter ou Não ter? Eis a Questão.

Que dia é hoje?

Março 2011
S T Q Q S S D
« Fev   Abr »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Dentro de pouquíssimo tempo temos percebido uma invasão de sites especializados em contato entre “amigos”, entre pessoas que tenham algo em comum, que queiram partilhar experiências, enfim, vivemos um “boom” das Redes Sociais. Poderíamos dedicar alguns posts somente para escrever sobre elas e comentar vantagens de desvantagens entre as principais concorrentes, mais como não temos essa visão tecnológica, deixemos isto para as revistas especializadas. Nossa questão aqui é se realmente vale à pena. Será que vale? Podemos ter, sem sofrer danos, colocando em risco nossas vidas? Ter ou não ter? Eis a questão.

A motivação de escrever sobre esse tema é o fato de percebermos que queremos colocar a culpa de algumas coisas que acontecem com a gente (em nossas famílias, casamentos, igreja, filhos, escola, relacionamento) em alguém. E claro, as coisas mais emergentes ficam na linha de frente de se tornar vilão. E se tratando de relacionamento ninguém melhor para receber a culpa que Facebook, Twitter, MSN, Orkut, Likedin etc.

Certamente já ouvimos ou lemos pesquisas sobre possíveis problemas decorrentes do uso de Redes Sociais. Vou além, provavelmente conhecemos pessoas que passaram por problemas ou estão bem no meio do furacão de acontecimentos devido a isso. Mais essa é a questão. O problema é devido ao uso ou ao uso indevido, inadequado, excessivo e irresponsável de alguns usuários?

Toda novidade encanta. Carro, brinquedo, computador ou eletrodoméstico em seu início causa uma mágica, uma vontade quase que incontrolável de usar o tempo todo, quase um vício. Só que essas coisas, causam problema em pequena escala. Quantos amigos poderiam andar em seu novo carro? Jogar em seu Xbox ou se deliciar de um café expresso de sua Cafeteira Nespresso? Poucas? Agora imagina um brinquedo de proporções de alcance mundial. Bilhões de usuários e todos ao mesmo tempo. Tudo é muito mais rápido e suas proporções muito mais alarmantes. E pensando bem, todas estas poderiam dificultar sua vida ou causar alguns problemas se não souber usar e perder o controle sobre elas. Esse é o problema. Deixamos que as coisas nos usem, ao invés de usarmos as coisas.

Adolescentes, adultos, pais, solteiros, casados, homens, mulheres, jovens e  crianças, todos já me questionaram sobre o uso de Redes Sociais. Na verdade confesso: Eu uso algumas delas (tenho facebook, twitter e claro blog). Mais relutei bastante em usá-las. Só enxergava nelas, como a maioria, seus pontos negativos. Olhava para a página do Orkut na época e via um site que tinha o CEO o próprio inimigo. Mais depois de algum tempo, comecei a perceber que essas Redes são ferramentas magníficas de contato, evangelismo, discipulado, divulgação e mais uma infinidade de coisas que não conseguiríamos fazer simplesmente boca-a-boca, telefone e essas coisas mais tradicionais. Logo acho válido ter Redes Sociais. Mais tenho a certeza de que exposição excessiva de imagem, conversas indevidas, amizades questionáveis certamente causam problemas.

Conheço pessoas que usam as redes sociais para supervisionar o que os amigos e conhecidos estão fazendo e por fim expressam grande tristeza ao descobrir que algum evento aconteceu ao qual não foi incluído, ou mesmo afim se controlar a vida do outro através de fotos recados. Algo que realmente me alarma é a forma da exposição desmedida em fotos muitas vezes provocantes onde o ser humano se coloca na posição de objeto parecendo “Carne em vitrine de açougue”. É esperado o resultado final disso: Ou maledicência, fofoca e uso não autorizado de sua imagem e por fim, até mesmo divórcios e perda de emprego.  Se você só consegue usar assim. Deixe de usar. Como diz a Bíblia “se um olho o faz desviar, arranque-o”.

Anúncios

Tagged as: , , ,

5 Respostas »

  1. Ótimo texto, está de parabéns! Essa é uma das questões muito delicada, ainda mais quando se trata de falar para jovens, pois muitos acham que o “mundo virtual” é apenas uma brincadeira e nada mais, e quando não vigiamos o diabo usa essa ferramenta maravilhosa (onde podemos evangelizar e divulgar eventos evangélicos) para nos fazer de brinquedo dele. O texto expressa uma opinião muito sensata direcionada para a realidade dos nossos dias!

  2. Rede ao mar pega todo tipo de peixe, aqueles que queremos e também aqueles que não desejamos, assim são as redes sociais, o que precisamos é nos tornar pescadores, pois somente aqueles que coseguem ao manusear a rede fazer a separaração da boa pesca esse é o que realmente desfruta daquilo que Deus preparou de melhor ,então pescador usemos a rede (social)´para honra e gloria de Deus

  3. Texto excelente. Ter uma rede social requer muita sabedoria mesmo!

  4. Oláa, bom , como diz a pergunta: TER OU NÃO TER? / desde o momento que o uso seja correto nada mais, eu não vejo problemas em ter uma ou duas que seja eu tenho MSN , FACEBOOK e TWITTER, já tive Orkut , ampliei meu círculo de amizades participando de ORKONTROS , EVENTOS, ANIVERSÁRIO E TALS mas confesso nem tudo foram flores mas eu soube separar as partes desagradáveis e ficar com a parte boa ,e hj pelo quase não uso do Orkut da parte de alguns eu resolvi deletar o meu e manter contatos por Facebook (vide Álbum), Twitter,MSN e Telefone Celular .
    Já tem pessoas que praticam o mau uso e isso nunca foi cmg graças a Deus. Quem conserva em bom estado ou deteriora de vez a ferramenta é o usuário #DICA

    • Muito legal seu comentário amigão.
      O mais relevante é que você colocou sua experiência para a galera e isso é muito bom.
      Mais como você mesmo destacou, tem uma pá de armadilhas nas Redes. Cabe a nós estarmos atentos e não achar que vamos fugir delas e seguir em frente.
      Abração e volte sempre.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Postagens Radicias

Indico Mesmo





%d bloggers like this: