Nossa percepção de mundo e evangelho

Armadilhas

Que dia é hoje?

Fevereiro 2011
S T Q Q S S D
« Jan   Mar »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28  

 

Quem de nós aqui já fez algum tipo de armadilha quando mais novo ? É daquelas mais simples de balde, graveto, corda e milho, ou até das mais elaboradas… Daquelas de desenho animado, que deixa a vítima de cabeça para baixo, sem saída mesmo.

Quando era mais novo eu sempre gostei de inventar armadilhas. Seus mecanismos, sutilezas, a engenhosidade empregado no seu desenvolvimento, e claro a atratividade, digamos que essa e a essência da armadilha – atrair sem ser percebido o risco. Essas características das armadilhas sempre fizeram minha mente ficar “a mil” quando se falava em armadilhas. Preparei várias e de diversos modelos. Com isso minhas coleções de insetos, répteis e pequenos animaizinhos aumentavam a cada dia.

Logo, é um consenso, quando precisamos pegar um bicho, seja ele uma galinha, rato, gato, mosca, abelha, o caminho mais fácil é uma armadilha. Pois certamente se formos correr atrás desses bichos iremos, suar, correr, se cansar, cair e no final… Desistir, pois qualquer um desses bichinhos consegue perceber facilmente o perigo e correr,  para eficientemente se afugentar. Porém com a armadilha você os atrai, sem esforço, somente com paciência, então o bichinho aos poucos, vai se interessando pela isca, e sem que ele perceba, está colocando sua vida ou liberdade em jogo.

Foi pensando em armadilhas, que pude perceber que o Diabo tem usado armadilhas mirabolantes, criativas e atraentes para atrair os adolescentes de nossa geração. E todas as características de uma excelente armadilha estão presentes nessa investida do diabo.

E é sobre essas armadilhas e suas iscas que vamos falar hoje.

A tática de satanás tem se manifestado de maneira bastante sorrateira e por muitas vezes imperceptível para os adolescentes, pais, líderes e igreja. As armadilhas são armadas por Satanás em etapas, pois senão a vítima perceberia e fugiria facilmente. O primeiro passo é “armar” o gatilho, ou seja, o que faz com que a armadilha dispare. Nesse processo, o inimigo de nossas almas, faz com que você esteja em contato com algumas frases que ouvimos e acabamos com o tempo por repeti-las e achá-las normal. Quando então você estiver familiarizado com o uso desses “gatilhos”, pronto, a armadilhas está armada. Então é só colocar a isca para que então tudo aconteça.

Amigo(a) eu não estou aqui inventando uma história para te impressionar. Não, o que estou te falando é uma verdade Bíblica. E esta verdade é que Satanás não para de tramar contra sua vida e fará diversas armadilhas, com iscas suculentas para tentar desviar você dos Caminhos de Deus.

Então não se deixe enganar! Satanás quer arruiná-lo! Ele vem apenas para roubar, matar e destruir (João 10.10).

Satanás é o mestre da mentira. Em Genesis, ele é chamado de serpente, e é descrito como sendo “o mais astuto de todos os animais do campo” Genesis 3.1.  É esta serpente que está escondida tentando te envenenar. O Apóstolo Paulo diz que o diabo “se transforma em anjo de luz” (2 Coríntios 11.14) e nos adverte para não ignorarmos seus ardis (2 Coríntios 2.11). Em Efésios somos instruídos a revestir-nos “de toda a armadura de Deus” para podermos “estar firmes contra as astutas ciladas do diabo” (Efésios 6.11)

Você percebeu a preocupação de Deus em nos alertar dos perigos que nos cercam através da Sua Palavra? Deus deixou bem claro que Satanás é sempre muito esperto, e vão lançar mão de artifícios, truques para montar as Armadilhas contra você.

Vamos então colocar o nome dessas três armadilhas o mesmo nome das “frase-gatilho”: não tem nada a ver, tá todo mundo fazendo, é só desta vez.“Não tem nada a ver”.

Podemos dizer que essa seria uma das armadilhas mais simples usada por nosso inimigo. Notem, estou falando que é simples, mais nem por isso estou diminuindo sua eficácia e seu alto poder de atratividade e captura. Na verdade sua simplicidade é sue maior perigo, pois realmente parece que “não tem nada a ver”, e muito pequeno e muito fácil sair dessa “armadilha”.

Muitas vezes nos vemos diante de situações “armadas” para nossos adolescentes e percebemos que eles já foram laçados por esta armadilha. E quando argumentados sobre o que você está vendo ou desconfiando, ele na defensiva, e sem perceber onde estão, respondem:

“Caramba cara… não tem nada a ver”

Pronto, tai a eficiência desta armadilha. Caiu !!!

As iscas usadas nessas armadilhas são “pequenas”, daquelas que você olha a parece que não faz mal algum… Porém atrativas. Aquelas que saltam aos olhos enchem a boca de água e nos dão sensação de autocontrole. Que parecem insignificantes de início, que aos olhos da vítima não seriam capaz de lhe fazer nenhum dano, pois na verdade são “pequenas”, facilmente controláveis. Então a vítima vai se envolvendo…  Envolvendo-se… Aos poucos se embolando… Voltando repetidas vezes a mesma armadilha, pois sabe que a isca está lá “pequena a sua espera”… Aos poucos se sufocando… Começa então a perceber que está se enfraquecendo… Perdendo forças, e, quando se dá por conta da situação, já está muito fraco para brigar e resistir então acaba se entregando.

Quantas vezes você já esteve diante de situações como esta?

  • A carteira ou o cartão do seu pai (mãe) dando sopa no quarto dele (a):
  • Pegar o carro, ele ta dormindo mesmo:
  • Fugir da aula para ir para o shopping da uma paquerada…

…e várias e várias outras, e podemos ser sinceros, caímos… Sabe por quê?

“Porque não tem nada a ver”.

O inimigo de nossas almas, o diabo, está sussurrando suas mentiras enganosas: “Certamente não morrereis”, e ele diz, mas “sereis como Deus, conhecendo o bem e o mal” (v. Gênesis 3. 4,5).

Ele é o mestre nas meias verdades, na miopia, no benefício imediato. Deus por outro lado lida com a verdade completa – verdade    que não muda. Logo, a verdade de Deus é a nossa única defesa contra as mentiras e enganos do inimigo.

A próxima armadilha que iremos conversar é sim uma das mais perigosas. Na minha visão, a mais complexa e engenhosa. Usa de várias formas, leva muitas vezes anos para se armar, lança mão de meios tecnológicos, e de última geração, envolve um número considerável de pessoas para sua elaboração. Então em um determinado momento, está lá, a armadilha preparada para que você seja atraído para ela.

O mais impressionante, é que todo esse processo se dá para que você se sinta a única pessoa no mundo que não está fazendo aquela determinada coisa. Justamente a coisa que está sendo usada para ser a isca da armadilha que já esta montada. E você, claro, tem amigos, e em alguns lances, é influenciado por eles, (claro, tudo que você quer no momento é ter a sua galera e ser igual aos outros, essa é a essência do adolescente). Viu… Daí o nível de meticulosidade da armadilha.

“Ta todo mundo fazendo”

Está é com certeza, poderíamos dizer, terrível e  avassaladora. Digo isso, porque se fizermos uma auto-análise, com certo esforço mental, poderemos lembrar quantas vezes nos deparamos com essa armadilha em nossas vidas, e talvez tenhamos caído em algumas. Daí nota-se o quanto é maquiavélica.

Disse antes que o Diabo tem lançado mão de meios tecnológicos para armar esta armadilha, e sem medo, reafirmo. Seriados de televisão, como Malhação, The O.C e muitos outros, novelas, revistas e internet, têm bombardeado a nossa mente com distorções de conceitos dos Caminhos de Jesus para nossas vidas. E essas coisas vão colocando dúvidas em sua mente, vão despertando um sentimento de que você é diferente dos demais, e daí começa a se preparar na armadilha a “frase-gatilho”:

…Cara quê isso?… estou ficando pra traz na situação… tá todo mundo fazendo a paradinha…

Pronto, a armadilha está armada. O Diabo então prepara as iscas para que a vítima possa se sentir atraída à disparar o gatilho. Situações sim, mais complexas, de difícil desarme… Que depois do acontecido você fica envergonhado de se achegar a Deus.

Veja se situações como estas já não estiveram na sua frente e você ficou com vontade de puxar o gatilho?

  • Namorar várias pessoas
  • Ir para o Via Show, Rio Sampa (casas de Shows Noturno) …
  • Festinhas do Colégio
  • Namorar pessoas mais experientes
  • Curtir um namoro mais avançado

Afinal… está todo mundo fazendo…

O pecado nunca fica sem conseqüências.

“A alma que pecar, essa morrerá”. (Ezequiel 18.4).

Essa armadilha nos passa a sensação de aventura, de desbravamento do novo. Traz aquela sensação de adrenalina… e qual adolescente não é vidrado em emoção?

Nessa armadilha, você, a vítima, vê que ela esta armada, percebe a isca, tem consciência da conseqüência, mais analisando bem…

“É só desta vez”

Essa armadilha é quase que infinita e se apresenta para cada vítima de uma forma… Porque na verdade… O esquema é curtir o lance de momento e cabo, ninguém ta vendo… É só desta vez…

Daí são situações assim:

  • Se já ta aqui na festa mesmo, toma um chope pra fica mais leve e desinibido
  • Uma gatinha(o) te dando mole… Mais eu tenho namorada(o)… Poxa mais é só desta vez.
  • “Ae tem um lance de um comprimido aqui que da maior barato”. Você ouve isso derrepente.
  • Cara arrasta essa mina, tem um quarto ali no esquema só pra vocês.

Você então se pega assim, com o gatilho preparadoé só desta vezLogo a infidelidade, álcool, drogas, sexo… Foram iscas de uma armadilha da aventura.

 

Calma, você pode se livrar das Armadilhas de Satanás

Nesse momento vale destacar que se você esta se vendo assim:… “Eita! Estou preso nessa armadilha…” Não se desespere, confie em Cristo. Todos nós, inclusive eu, já cai nessas armadilhas. Mais eu entreguei minha vida na mão do Bom Pastor, que me recolheu desses laços e sarou minhas feridas.

Cristo pode desarmar e desamarrar você desta situação.

Devido a nossa natureza pecaminosa, somos facilmente iludidos e atraídos pelas iscas usadas nas Armadilhas de Satanás. Apenas quando reconhecemos esta nossa fragilidade e que damos os passos necessários para nos proteger do mal que nos cerca e das armadilhas que estão preparadas para nos atrair. Nesse momento, Cristo nos protege e nos das ferramentas e capacidade para enfrentarmos as situações adversas.

Satanás quer que creiamos que Deus é duro de coração, rápido em julgar e lento em perdoar. Nada poderia estar mais longe da verdade…

“As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos,

pois as suas misericórdias não tem fim. Novas são a cada manhã” (Lamentações 3.22,23).

Por maior e mais vergonhoso que você possa achar sua situação, mesmo que agora que você escutou esta mensagem e percebeu que você já caiu, ou está totalmente amarrado em uma armadilha, tenha certeza de uma coisa… Cristo está sempre pronto para te perdoar.  Na verdade Ele está ansioso por liberar perdão sobre nossas vidas. Como diz Davi:

“Mas o amor do Senhor é de eternidade em eternidade” (Salmos 103.17).

Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar

os pecados e nos purificar de toda injustiça”. (1 João 1.9)

Anúncios

Tagged as: , ,

Categorised in: E Agora?, Sou CXR, Sou Radical

2 Respostas »

  1. Satanás é astuto e envolve a pessoa degavar sem assustar. Quando percebe, entrou em um emaranhado de teias tecidas enquanto “achamos que isso não tem nada haver”. Somente o retorno do caminho percorrido e o reconhecimento que só Deus é capaz de restalra-lo novamente pode nos livrar da perdição.

  2. Gostei muito da mensagem, amigo. Deus continue te abençoando. Um grande beijo!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Postagens Radicias

Indico Mesmo





%d bloggers like this: